Sobre a forma como a gente se enxerga

by - 07:11



Eu sempre tive problemas com minha imagem. Sempre. Na escola eu já me achava estranha. Não gostava das mesmas roupas que as outras meninas, meu cabelo sempre foi armado e com uma forma indefinida, já era a mais alta da sala, já tinha os ombros largos, o quadril largo, as cochas largas. Eu usava aparelho e no ensino médio comecei a usar óculos. Sem contar as espinhas. E as crianças daquela época usavam dessa minha insegurança para me fazer sentir pior. Eu já tive diversos apelidos maldosos. E para piorar, eu tinha tiques nervosos, piscava muito os olhos, coisa que faço até hoje quando me vejo numa situação de desconforto.
Com o tempo eu fui engordando, eu cresci mais, meu cabelo ficou ainda mais bagunçado e eu precisei passar a usar óculos vinte e quatro horas por dia. E aquela insegurança só foi piorando. Eu tenho um amigo que sempre diz que ele fica muito feliz que cresceu porque ele era muito feio quando mais novo. Eu não sinto esse mesmo alívio, na minha cabeça, eu ainda sou aquele patinho feio perdido no meio de vários cisnes. Ainda não consegui me livrar daquela imagem da escola, quando me olho no espelho é aquela menina que eu vejo. E aquela época teve consequências irreversíveis na minha vida. Eu não consigo não machucar os meus braços, que é uma forma de tique nervoso que começou no ensino fundamental. Já tentei de diversas maneiras, já fiz mil tratamentos, mas as manchas vão sempre existir e sempre que eu estiver nervosa eu vou voltar a me machucar.
O fato é que eu ainda não me sinto encaixada. Hoje em dia eu ainda posso focar em outras partes da minha vida, como meus estudos, mas a minha insegurança e insatisfação com a minha aparência ainda me impedem de fazer muita coisa e de ser muita coisa que eu gostaria.
Isso tudo é pra dizer que quando você cresce seus problemas internos não simplesmente desaparecem. E existem ainda pessoas que vão continuar alimentando todas essas suas inseguranças. O pior é que essas pessoas, quase sempre, são seus amigos. Quer dizer, são ex amigos, porque amigo de verdade não faz esse tipo de coisa. E eu descobri uma forma fácil de acabar com isso, acabe com essas amizades. Eu tinha amigas que me faziam pensar que eu era pior que elas, e que até hoje, as vezes, me falam algumas bostas. Só que elas não sabem que na verdade quem está mal são elas.
Não se deixe levar pelo que dizem sobre você. Pessoas invejosas sempre vão tentar diminuir as outras e fica ainda mais fácil quando são pessoas inseguras como eu.  Se você se encontra nessa situação converse com alguém, abra seus medos para as pessoas que você confia e livre-se de quem te faz mal.
A gente precisa aprender a ser quem queremos ser, independente do que os outros vão achar. Eu ainda não estou nesse nível, mas percebi que já está na hora de alcançá-lo.

You May Also Like

3 comentários

  1. Super me identifiquei com o seu texto, você escreve muito bem! Fez uma ótima reflexão do mundo e da sociedade atual. A cerca disso, eu acredito que devemos ser fortes, por mais difícil que pareça, acredito que devemos nos amar como somos, sem esperar muito das pessoas, pois aquelas que nos amarem verdadeiramente, farão isso pelo que somos. E não exigirão nada em troca.

    Parabéns pela sua coragem e pelo texto brilhante, tenho certeza que vai ajudar muita gente. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayama, muito obrigada pela visita :) A gente precisa parar de ter medo da sociedade, não é mesmo ?

      Excluir
  2. Parabéns você escreve muito bem,gostei do seu texto.bjs
    http://divamodaefotografia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir